Quem somos

A Encotec é uma empresa 100% brasileira, fabricante da marca Compass e nascida de uma idéia inovadora em eletrônica embarcada.

A cada ano buscamos investir e melhorar nossa capacidade de gerenciamento, dominar novas tecnologias que possam ser usadas como ferramentas para mercados mais bem equipados, ou ainda para que nossos clientes sejam mais competitivos. Nossa fábrica produz atualmente uma linha de equipamentos eletrônicos microprocessados, formada por computadores de bordo, coletores de dados, odômetro e velocímetros digitais, para diversas aplicações, entre as quais estão as competições e cronometragens off-road, gerenciamento de frota, medições técnicas rodoviárias e agrícolas, turismo ecológico, monitoramento e controle de equipamentos industriais. 

Nossa filosofia original, de procurar atender a uma necessidade oferecendo uma solução, nos guiou para a prática de projetos especiais, desenvolvidos dentro da empresa com baixo custo e propiciando o aproveitamento de nossa plataforma de produtos.

Todos os nossos produtos e soluções são desenvolvidos com tecnologia própria, buscando atender às necessidades de todo mercado, fabricamos e comercializamos produtos de alta qualidade em todo território Brasileiro e Europeu. Desenvolvemos ao longo de nossa experiência, forte foco no pós venda, agregando valor aos nossos produtos com soluções inovadoras como a participação em eventos com suporte em tempo real.  

Missão e valores

Oferecer aos mercados em que atuamos soluções criativas e acessíveis, através do desenvolvimento, produção e comercialização de produtos que agreguem tecnologia e excelência, dentro de um ambiente interno empreendedor e humano. Buscamos em nossas relações com clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores priorizar valores como a ética, comprometimento, honestidade, seriedade, responsabilidade, respeito, humildade e realização. A nossa visão é a de que a satisfação dos nossos clientes representam o sucesso da empresa.

Nossa História

1990

 

Surge a idéia do primeiro equipamento de navegação integrada para Enduros, já com o nome Compass, partindo da necessidade de “automatizar os cálculos” feitos até então por pequenas calculadoras usadas para a pratica do Enduro de Regularidade.

Inicialmente sendo fabricado poucas peças de forma artesanal, o equipamento iniciaria um novo ciclo na navegação em provas de Regularidade no Brasil.

 

Primeiro protótipo do Compass - 1989

 

 

 

1991

Surge a Empresa Encotec Eletrônica, criada para produzir e comercializar o Computador de bordo Compass Versão 1.0, materializando a idéia inovadora surgida no ano anterior. Revolucionário para a época, o equipamento trazia um conceito muito inovador em que os pilotos não precisariam mais fazer cálculos manualmente, a informação de tempo de navegação já vinha pronta, bastava acelerar menos ou mais. Além disso incorporava várias funções em que as calibragens e correções do odômetro eram muito simples de serem feitas. Os pilotos mais experientes logo se adaptaram à novidade e em pouco tempo o equipamento se tornaria item de primeira necessidade para quem quisesse subir ao pódio.

Compass Versão 1.0

 

 

 

1993


Nascido inicialmente para equipar as motos, o equipamento começa a fazer sucesso também nos rallys de carros. A Versão 2.0 possuía as funções odômetro, velocímetro e navegação integrada com capacidade para 29 trechos, cronômetro acumulado, memorização de até 12 PC´s simultâneos para pré avaliação dos pontos perdidos, cálculo de tempos ideais e alimentação com 12 ou 6 volts. Contando já com a exclusiva visualização da quilometragem ideal, a versão 2.0 estreou a primeira versão do visor do piloto, o Kit Driver.

Compass Versão 2.0 com Kit Driver

 

 

 

1994

Lançada a Versão 3.0, utilizando novo processador com melhor desempenho, novo display com tecnologia STN e maior capacidade de memória, podendo armazenar até 110 trechos. Esta versão apresentava as seguintes novidades: Disparo de trechos automático, seleção do tipo de veículo, contagem regressiva de tempo para PC e armazenamento de pontos perdidos perdidos para até 81 PC´s. 

Compass Versão 3.0

 

 

 

1995

Começa a ser produzido o 2° equipamento da linha, o Odômetro Digital Master, já com a plataforma Motorola de microcontroladores. O equipamento era montado em uma caixa de duralumínio, com vedação total, enorme resistência a choques e totalmente a prova de água. Possuía as funções odômetro, cronômetro, velocímetro e relógio

Odômetro digital MASTER versão 1.0

 

 

 

1996

Inicia-se o 1° ciclo de ampliação da linha de produtos, com o desenvolvimento do primeiro termômetro digital embarcado para motores a diesel, o Termodiesel. Pequeno e discreto, o equipamento alerta o motorista quando o motor atinge as temperatura limite e críticas pré-programadas.

Termômetro digital Termodiesel

 

 

 

1997



São desenvolvidos novos produtos, entre eles o Compass Turismo e o VDR-5, visando o mercado automobilístico e de acessórios. O Compass Turismo informava simultaneamente a metragem percorrida (com precisão de metro ou 10 metros) e a velocidade real instantânea (Velocímetro Digital) fornecendo medições precisas de velocidade e distancia, para passeios e aventuras, além de provas de raid, rally e outros, com a possibilidade de correções e aferições práticas e instantâneas para qualquer veículo. Já o VDR-5 informa a todo instante a velocidade real do veículo e avisa com bip sonoro e visual quando a velocidade limite pré-configurada for ultrapassada.

Odômetros e velocímetros digitais Turismo e VDR-5

 

 

 

1998




Nasce a 2ª geração do Computador de Bordo Compass, a Versão 99 produzida em policarbonato injetado, mecânica leve e mantendo a resistência a impactos, vibração, água e altas temperaturas, mudando o conceito dos antigos equipamentos grandes e pesados. Com grandes novidades para o mercado como a transferência eletrônica dos dados de programação, 180 trechos programáveis, cálculo de tempo ideal de largada, iluminação interna, congelamento de odômetro entre outras.

Em setembro de 98 a Empresa revoluciona o mercado off-road fortalecendo o conceito do suporte técnico em tempo real nos eventos, participando pela primeira vez no Enduro da Independência oferecendo programação aos pilotos.A partir deste evento a relação entre os competidores e o esporte off-road regularidade seria sensivelmente melhorada no que diz respeito ao conforto, agilidade e precisão.

Compass Versão 98 - Suporte técnico aos eventos

 

 

 

1999


Novos equipamentos são lançados, ampliando e modernizando a linha. É lançada a segunda versão do Kit Driver, mostrando ao piloto o odômetro, a velocidade instantânea e o tempo de navegação.

Neste mesmo ano é produzido a primeira versão dos Coletores de dados Compass, e a Empresa começa a participar ativamente da organização de eventos, oferecendo serviços de cronometragem.

Kit Driver e Coletor de Dados Compass

 

 

 

2000


É lançada a 3° geração de Computadores de Bordo, a Série 2000, com uma série de vantagens como possibilidade de utilização de bateria interna recarregável, liga/desliga no teclado, 3º botão auxiliar na botoeira, senha de acesso programável, 6 formatos de navegação, 400 trechos programáveis, no-break interno entre outras. A Equipe Compass comparece a todas as etapas do Campeonato Brasileiro de Regularidade oferecendo apoio e programação dos trechos, repetindo o sucesso do ano anterior.

Compass 2000

 

 

 

2001

Lançado o Compass Mini, o menor equipamento nacional de bordo, é uma combinação de odômetro, velocímetro e cronômetro digital. O Mini permite aferição para qualquer tipo de veículo, correção e zeragem de odômetro e zeragem de cronômetro via teclado e apresenta velocidade instantânea ou média.

Compass Mini Plus

 

 

 

2002

Lançado o Compass Minitrip, substituindo o Compass Turismo, o novo equipamento possui diversas funções que atendem a várias aplicações como competições, passeio, medições técnicas, etc. Odômetro parcial, acumulado e regressivo; velocidade média e instantânea, alerta para excessos de velocidade e registro de velocidade máxima são algumas das funções.

Compass Minitrip

 

 

 

2004



O Computador de bordo Compass ganha sua Versão 2004, agora com a saída dos cabos por baixo do aparelho. Entre as funções destacam-se: Alerta contra falha de odômetro e checagem do sensor, função especial para levantamento de provas, programa especial para enduro a pé, carregador de bateria inteligente e indicação do nível de bateria. Também é lançado neste ano o Kit Driver Pró, terceira geração do acessório agora com navegação em décimos de segundo. 

 

Compass 2004 e Kit Driver Pró

 

 

 

2005

Desde 1998 investindo em soluções de cronometragem com baixo custo, em 2005 a Compass apresentou a exclusiva transmissão de dados via satélite permitindo a transmissão registro a registro ou em pacotes completos, ou seja, os dados podem ser transmitidos no momento da coleta, fazendo com que a apuração seja muito mais confiável e rápida em provas de longa distância. 

Neste ano a empresa se consolida como líder absoluta no mercado de motos ao conquistar o nono título consecutivo do Campeonato Brasileiro de Regularidade, e equipar os campeões do Rally Piocerá (todas as categorias), Enduro da Independência, Ibitipoca Off-Road e vários títulos regionais.

Coletor de Dados Compass 2005

 

 

2006

Lançado em meados de abril, o Compass Mega revolucionou a navegação integrada e inaugurou uma nova tendência de mercado que foi seguida por outras empresas.

 

Com design e funções inéditas como o display gráfico, a bateria recarregável de longa duração, a utilização de dois sensores simultâneos, alerta para referências, entre várias outras novidades, o equipamento foi fruto de muitas pesquisas junto a pilotos e navegadores, que participaram ativamente do desenvolvimento do projeto.

 

Foram meses de estudos buscando novas tecnologias e soluções úteis para criar o Mega, correndo todos os riscos e custos a que estão sujeitas as empresas inovadoras e criativas, mas estamos gratificados por termos a certeza que sempre estivemos um passo a frente, antecipando as necessidades dos clientes.

Compass Mega

 

 

Padrões de Qualidade

Ao longo de nossa jornada, sempre buscamos o que há de melhor em componentes para construir nossos produtos. Hoje usamos componentes de alta tecnologia para a fabricação dos produtos:  

 

.:: Cycoloy

Plástico de engenharia com capacidade de absorção de alto impacto combinado com flexibilidade necessária para as aplicações embarcadas.Somos o primeiro fabricante a utilizá-lo em equipamentos de navegação embarcada.

 

.:: Componentes eletrônicos SMD

Desde 1998 utilizamos a tecnologia SMD para montagens de componentes, o que nos permitiu diminuir sensivelmente o tamanho dos produtos com um sensível ganho em qualidade no aspecto mecânico de montagem, tão importante para as aplicações embarcadas.

 

.:: Microcontroladores Motorola

Nossa plataforma de processamento é uma das mais avançadas do mundo, suportada por um dos mais qualificados e premiados fabricantes de semicondutores do planeta, a MOTOROLA.