Identificação de problemas e erros de operação mais comuns

Nesta pagina estão informações muito importantes
que farão você conhecer melhor o equipamento,
resolvendo problemas simples e
evitando erros de operação comuns

 

  • Odômetro Maluco
    Sempre que o seu odômetro estiver com erro muito grande, a primeira providencia é checar o valor de "W". Este valor pode ter se perdido na memória caso a máquina tenha ficado sem uso muito tempo ou sido alterado irregularmente por um erro de aferição. Nas versões 98 e 99 para checar o "W" basta digitar [F] [6] [F]. Nas versões anteriores é necessário desligar a máquina, sair da seleção de veículo (para qualquer outra) e retornar à seleção de veículo atual.
    Para mais informações consulte o seu manual - pág. 22(versões 2000 e 2001), pág. 11(versões 98 e 99) e pág. 14 (versões v3.7/v4.5)
  • Odômetro marcando a menos
    Verifique se a conexão mecânica do cabo do velocímetro não está escapando do sensor. Verifique também as conexões elétricas do sensor. 
    Informações válidas também para o Odômetro Master, Compass Turismo e Velocímetro VDR-5
  • Não consigo aferir direito
    Os procedimentos de aferição estão descritos com detalhes em cada manual dos respectivos produtos.
    Nas versões Compass 98 (outubro 98) e anteriores existia um limite de (+) ou (-) 25% para aferição, portanto no caso de excedido este limite a máquina rejeita a aferição. Não esqueça que a aferição é memorizada e portanto acumulada. Para volta-la ao valor nominal entre no Setup e selecione novamente o veículo.
    Informações válidas também para o Odômetro Master 2.0
  • A maquina desliga com freqüência ou volta ao status inicial
    Em 90% dos casos isto acontece por falha de alimentação ou interferência eletromagnética proveniente do sistema de ignição ou algum relê existente no painel do veículo. Para identificar de onde vem o problema, ligue a máquina sem ligar o veículo e tente simular o defeito mexendo nas conexões (principalmente o plug da bateria de 9v) e cabos que alimentam o aparelho. No caso de motos, evite usar baterias 9v não indicadas (Energizer, Philips ou Ray-o-Vac) pois estas não são soldadas internamente.
    No caso de interferências eletromagnéticas é muito importante a utilização de cabos supressivos e velas resistivas. Também pode ajudar mudar a posição do cabo do velocímetro ou cabo de alimentação caso eles estejam passando próximo (<30 cm) à bobina de ignição ou ao relê que pode estar provocando o defeito.
    Informações válidas também para o Odômetro Master, Compass Turismo e Velocímetro VDR-5
  • Display escurece/clareia muito ou fica piscando
    O Compass oferece um recurso de ajuste de brilho. Basta apertar as teclas [F] e [2] e ajustar o brilho nos botões [INC] e [DEC]. Caso este ajuste esteja no limite o display poderá ficar piscando levemente, altere um pouco o ajuste para resolver o problema.
  • Não dispara os trechos automaticamente
    Verifique a seleção automático / manual – (F7 para versões 2000/2001) - (F2 para versões 98/99) – (FF9 para versões 4.5/3.7)
  1. No início da prova para o programa RAID: Verifique se o seu tempo de largada (dentro da função crono - F8) coincide com o seu horário programado do primeiro trecho (T001) (utilize sempre 24 hs).
  2. No início da prova para o programa ENDURO: Verifique se o seu tempo de largada (dentro da função crono - F8) está ajustado para o horário do dia que você vai largar (utilize sempre 24 hs), e o horário programado do primeiro trecho (T001) é 00:00:00.
  3. No meio da prova: (versões 4.5/3.7) Verifique as tolerâncias de disparo (dentro do setup). Programe-as para 0.01 (versões 98 ou anteriores). Caso você tenha zerado o odômetro usando as teclas [0] [ENTRA] a máquina "entendeu" que se tratava de uma navegação sem pré programação (veja pág. 32 manual v3.7/4.5 ou pág. 29 v98/99) e alterou a seleção auto/manual para manual. Verifique então a seleção auto/manual e quando for zerar o Odômetro digite [odom] [0] [ENTRA].
  4. No início da prova para o programa ENDURO ou RAID: (versões 3.7/4.5) Verifique o dia de prova (número do lado direito dos tempos de largada e relógio, dentro da função crono). Ambos devem estar com o número 1 (veja pág.9 manual v3.7/4.5).

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