Identificação
de problemas e erros de operação mais comuns
Nesta
pagina estão informações muito importantes
que farão você conhecer melhor o equipamento,
resolvendo problemas simples e
evitando erros de operação comuns
-
Odômetro Maluco
Sempre que o seu odômetro estiver com erro muito grande, a primeira providencia é checar
o valor de "W". Este valor pode ter se perdido na memória caso a máquina
tenha ficado sem uso muito tempo ou sido alterado irregularmente por um erro de
aferição. Nas versões 98 e 99 para checar o "W" basta digitar [F] [6] [F].
Nas versões anteriores é necessário desligar a máquina, sair da seleção de veículo
(para qualquer outra) e retornar à seleção de veículo atual.
Para mais informações consulte o seu manual - pág. 22(versões
2000 e 2001), pág. 11(versões 98 e 99) e pág.
14 (versões v3.7/v4.5)
-
Odômetro marcando a menos
Verifique se a conexão mecânica do cabo do velocímetro não está escapando do sensor.
Verifique também as conexões elétricas do sensor.
Informações válidas também para o Odômetro Master, Compass Turismo e Velocímetro
VDR-5
-
Não consigo aferir direito
Os procedimentos de aferição estão descritos com detalhes em cada manual dos
respectivos produtos.
Nas versões Compass 98 (outubro 98) e anteriores existia um limite de (+) ou (-)
25% para aferição, portanto no caso de excedido este limite a máquina rejeita a
aferição. Não esqueça que a aferição é memorizada e portanto acumulada. Para
volta-la ao valor nominal entre no Setup e selecione novamente o veículo.
Informações válidas também para o Odômetro Master 2.0
-
A maquina desliga com freqüência ou volta ao status inicial
Em 90% dos casos isto acontece por falha de alimentação ou interferência
eletromagnética proveniente do sistema de ignição ou algum relê existente no painel do
veículo. Para identificar de onde vem o problema, ligue a máquina sem ligar o veículo e
tente simular o defeito mexendo nas conexões (principalmente o plug da bateria de 9v) e
cabos que alimentam o aparelho. No caso de motos, evite usar baterias 9v não indicadas
(Energizer, Philips ou Ray-o-Vac) pois estas não são soldadas internamente.
No caso de interferências eletromagnéticas é muito importante a utilização de cabos
supressivos e velas resistivas. Também pode ajudar mudar a posição do cabo do
velocímetro ou cabo de alimentação caso eles estejam passando próximo (<30 cm) à
bobina de ignição ou ao relê que pode estar provocando o defeito.
Informações válidas também para o Odômetro Master, Compass Turismo e Velocímetro
VDR-5
-
Display escurece/clareia muito ou fica piscando
O Compass oferece um recurso de ajuste de brilho. Basta apertar as teclas
[F] e [2] e
ajustar o brilho nos botões [INC] e [DEC]. Caso este ajuste esteja no limite o display
poderá ficar piscando levemente, altere um pouco o ajuste para resolver o problema.
-
Não dispara os trechos automaticamente
Verifique a seleção automático / manual (F7 para versões
2000/2001) - (F2 para versões 98/99) (FF9
para versões 4.5/3.7)
-
No início da prova para o programa RAID: Verifique se o seu tempo de largada
(dentro da função crono - F8) coincide com o seu horário programado do primeiro trecho
(T001) (utilize sempre 24 hs).
-
No início da prova para o programa ENDURO: Verifique se o seu tempo de largada
(dentro da função crono - F8) está ajustado para o horário do dia que
você vai largar
(utilize sempre 24 hs), e o horário programado do primeiro trecho (T001) é
00:00:00.
-
No meio da prova: (versões 4.5/3.7) Verifique as tolerâncias de disparo
(dentro do setup). Programe-as para 0.01 (versões 98 ou anteriores). Caso
você tenha zerado o odômetro usando as teclas [0] [ENTRA] a máquina
"entendeu" que se tratava de uma navegação sem pré programação (veja pág.
32 manual v3.7/4.5 ou pág. 29 v98/99) e alterou a seleção auto/manual para manual.
Verifique então a seleção auto/manual e quando for zerar o Odômetro digite [odom]
[0] [ENTRA].
-
No início da prova para o programa ENDURO ou RAID: (versões 3.7/4.5)
Verifique o dia de prova (número do lado direito dos tempos de largada e relógio, dentro
da função crono). Ambos devem estar com o número 1 (veja pág.9 manual v3.7/4.5).
|